Análise Técnica do IBOVESPA – 23/05/2013

Introdução

O Índice IBOVESPA faz um movimento negativo “espelho” do movimento de ontem com uma longa sobra inferior, esse movimento foi muito parecido com o que ocorreu no dia 6/5. Havia dito na análise de ontem que haviam muitos suportes pelo caminho da queda, foi justamente no suporte dos 55500 (e coincidentemente na MM21) que o movimento negativo perdeu força. Pelo candle de hoje, a expectativa é um novo teste na região dos 56900. Do lado negativo o suporte dos 55500 pontos é a região a ser vencida no curto prazo.

Gráfico Diário – Clique para aumentar

IBOV23052013

Movimentos

Do ponto de vista direcional o cenário continua o mesmo. A tendência continua indefinida e a MM21 está virada levemente para cima sendo que , neste exato momento, está cruzando a MM50 para cima. É importante a MM21 virar com mais força para cima fim de se descolar da MM50 evitando o efeito “cruza pra cima e cruza para baixo”. Só o rompimento definitivo da região dos 56900 conseguirá mudar a tendência.

Do ponto de vista de osciladores, O MACD continua seu ciclo de alta, o movimento corretivo de hoje não mudou muita coisa, é importante que não se faça um topo menor neste ciclo de alta. Já o IFR7 corrige mas se mantém próximo de 70, a correção pode continuar desde que não fique abaixo de 50.

Estratégias

Para os Touros: A superação da máxima de hoje abre uma compra rápida com alvo curto (+- 300pts) , já um trader mais agressivo pode entrar comprado  e “pagar p ver” o teste dos 56900 (saindo se o rompimento não se concretizar). O melhor, no entanto, é esperar o rompimento definitivo dos 56900 para novos posicionamentos.

Para os ursos: Não teve moleza para os ursos hoje, o índice abriu com GAP, sentiu o suporte dos 55500 e passou o dia inteiro subindo. Uma eventual superação dos 55500 abriria espaço para uma venda rápida pois o próximo suporte está em 54600.

Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.

Deixe um comentário